16/07/2012

Aquecendo o organismo

Entrando em um site muito legal Bem 360, eu encontrei uma matéria sobre os alimentos termogênicos... Achei interessante e resolvi compartilhar com todos.

Termogênicos são produtos que têm como objetivo principal ajudar no emagrecimento e dar mais “pique” para treinar. Também são conhecidos como queimadores de gordura.
Existem alimentos que auxiliam o metabolismo na queima de gordura, porém até com eles devemos ter moderação na hora de consumir. Apesar de acelerarem a queima de calorias e serem grandes aliados daqueles que desejam emagrecer, o consumo excessivo de alguns alimentos termogênicos deve ser evitado, principalmente, por pessoas que possuem estomago sensível. “Mesmo sendo natural, o consumo desses alimentos não é indicado para pessoas que possuem o aparelho digestivo sensível ou apresentam problemas estomacais, porque o uso de condimentos como a pimenta e o gengibre podem agravar o quadro”. Além disso, não é indicado que estes alimentos sejam utilizados na parte da noite, pois podem causar insônia e dificultar o sono. “Os termogênicos também são considerados estimulantes. Por isso, não devem ser consumidos após as 17h, pois podem atrapalhar o sono de pessoas mais sensíveis”. Entre os principais “queimadores” de gordura estão: gengibre, vinagre de maçã, pimenta vermelha, acelga, couve, brócolis, laranja, kiwi, cafeína, canela, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, salmão, sardinha, mostarda, aspargos, gorduras vegetais (como o azeite) e produtos derivados do chocolate amargo. O ideal é incluir pequenas porções desses alimentos no cardápio do dia a dia para não sobrecarregar nas calorias consumidas e ter o efeito contrário, ou seja, engordar. Não existe uma recomendação estabelecida sobre a quantidade a ser ingerida desses alimentos, mas vale ressaltar que o consumo desses alimentos só deve acontecer se você não tiver nenhuma restrição médica. Veja a descrição de alguns alimentos termogênicos para o organismo:
Pimenta
A pimenta vermelha (caiena) possui uma substância chamada capsiacina que de acordo com um estudo realizado, mostrou que o consumo freqüente (3g por dia) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Você pode utilizar essa quantidade para temperar salada e outros pratos.
Chá verde
O chá verde possui muitos benefícios ao organismo, entre eles a prevenção de doenças e colabora com bom funcionamento do trânsito intestinal, além de acelerar o funcionamento do metabolismo. Comece com 1 xícara de chá de cinco a dez minutos antes das refeições.
Gengibre
Assim como a pimenta, se for consumido freqüentemente também pode aumentar 20% o metabolismo. Você pode mastigar um pedacinho por dia ou preparar um chá ou ainda incluir em sucos. O gengibre também é muito utilizado para enjôo.
Água gelada
Beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia queima cerca de 200 calorias, pois é preciso elevar a temperatura da água gelada no organismo e isso gera uma energia maior.
Canela
A canela melhora o sistema imunológico e também tem poder termogênico. Você pode colocar uma pitada de canela no café ou em frutas. Por exemplo, que tal uma banana ou maçã no microondas com gotinhas de adoçante e canela?

É isso gente, eu já entrei nessa e estou gostando muito, realmente parece dar resultado. Quem quiser ler tudinho tudinho, vá até o site Bem 360 que vale a pena.

Beijinhos e uma boa semana para todos.

3 comentários:

  1. Adoro um cha com gengibre, ainda mais neste frio. Beijos, Ana!, Mônica.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas são maravilhosos!!
    o único que não uso é a pimenta, mas o restante utilizo todos os dias, diversas vezes!!
    Adoro e não vivo sem!!
    Venha conferir o novo post do My Petit!!
    Beijinhos!
    Marissol!!
    ➥ www.mypetitblog.com

    ResponderExcluir
  3. muito bom este post! Uso todos inclusive o gengibre no suco fica gostoso e refrescante.

    Bju.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!!!
Volte sempre!!!